- ? : muito comuns. e não demoram muito a aparecer não... acho eu que pouco tempo após iniciada a oração começam a pipocar pontos de interrogação. é natural, quando nos relacionamos com outras pessoas, surgirem dúvidas sobre elas. de todos os tipos - caráter, comportamento, intenções, orientação sexual, enfim. o homem é o único animal racional, capaz de questionar sobre as coisas da vida. e tenho que admitir, usamos desse privilégio muito, muito mesmo. talvez até demais.
- ! : o meu preferido, sem sombra de dúvidas! mas também o mais perigoso, creio eu. representam as inflamadas discussões, indagações, exclamações - por que não menciona-las? quando uma numa frase começa a tornar-se perceptível a presença de muitos pontos de exclamação, isto pode significar (e acho na maioria das vezes significa) extremos sentimentos. geralmente isso sinaliza muita felicidade, alegria, tristeza, dor, chateação, sofrimento, etcetera, etcetera. ou então, pode significar que o(s) autor(es) da frase não está(ão) sabendo muito construi-la muito bem, talvez alguns pontos ajudem. =)
- , : podem significar várias coisas. se assemelham quase que identicamente ao seu papel em frases propriamente ditas. podem significar uma breve pausa ou até mesmo para enumerar consecutivos acontecimentos que possam ocorrer em nossas vidas.
- : : é o pré-estagio de coisas as quais nós, geralmente, damos início e o pós-estágio das coisas que planejamos dar início.
- ; : assim como nas frases, representam uma pausa maior que a da vírgula e menor que a do ponto. geralmente, o que o segue não é tão agradável assim. como neste exemplo:
- descobri que a minha menstruação estava atrasada *ponto e vírgula* falei pra ele que estava grávida
- ?! : são os sustos, choques, indignações, surpresas que temos. como neste outro exemplo:
- GRÁVIDA?!
- . : representam as maiores pausas, términos. pode ser desde a pausa do sono, entre o dia e a noite, ou o fim de um casamento. são muito freqüentes, pelo menos ate a vida se encarregar de colocar um ponto final em nós mesmos.
_____________________________________
pois é, aprendemos na escola várias regras da língua portuguesa, vários detalhes. uma das coisas que nos ensinam lá é a como construir frases. porém, acho que antes de sabermos construir frases, devemos aprender a construir as nossas relações, para que sejam sadias e "bem pontuadas". admito que não sou muito bom nisso, espero um dia aprender a construir relacionamentos tão bem ou melhor como construo frases (e não, isso não prepotência). então este é meu recado de hoje, ótima semana a todos ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário