quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

refletida reflexão

eu estava aqui perambulando pelo mar da internet, vendo algumas coisas. agora e alguns dias atrás também. tem muita gente buscando por muitas respostas sobre muitas coisas, é incrível! tem sempre alguém querendo encontrar qual é o pior sentimento, o melhor sentimento, a pior atitude, a melhor atitude, o melhor remédio, o pior veneno, enfim. o ser humano sempre foi, é e sempre será extremamente curioso. mas estava eu cá com meus botões e pensei: por que cargas d'água o mundo é tão incompreensivo? sério, por que será? eu acho que esta é a coisa autoexplicativamente/auto explicativamente/auto-explicativamente (sei la como escreve isso!) mais dificil de se compreender. por que as pessoas tem tanta dificuldade de se pôr no lugar das outras e tentar, nem que seja por um instante entender de real modo o que se passa na mente de outrém? por que mesmo aquelas pessoas que pregam o amor, a paz, a fraternidade, a comunhão, mesmo aquelas tem tanta dificuldade de compreender a situação de outra pessoa e escolhem o caminho mais fácil - o do julgamento, da pré-opinião, do pré-conceito? eu acho que é porque nós, no geral, somos extremamente vulneráveis, extremamente mesmo! acho que inconscientemente temos medo de ficarmos aflitos ao tentarmos entender a raíz daquele comportamento que aos nossos olhos parece imcompreensível, acho que temos medos de sermos afetados ou até mesmo de nos tornarmos parecidos ou iguais àquelas pessoas por nós incompreendidas. eu, mesmo, estou aprendendo (e creio que não seja tardiamente) a me colocar no lugar das outras pessoas. e acho que esta reeducação é uma das poucas - senão a única - em que começamos com as situações mais extremas e depois partimos para as mais corriqueiras. afinal, na sociedade extramamente igualitária e humanista que estão querendo formar nos dias de hoje, está se tornando muito mais fácil olhar para um criminoso ou um marginal e pensar "mas e a sua infância? que fatos ocultos ocorreram para que o levasse a uma situação dessas?" ou mesmo olhar para um homossexual e seguir e a mesma linha de raciocínio, não é mesmo? aliás, falando nisso, a entrada (e saída, agora) daquela participante transexual no big brother me intrigou bastante. não sei é certo ou errado, ainda tenho que pensar muito, refletir muito a respeito para chegar a uma conclusão, mas eu sinceramente não teria a coragem para entrar em um programa onde você é assistido 24 horas por dia e ainda é submetido à um julgamento extremamente árduo da parte de todo o Brasil se estivesse no lugar dela, sendo submetido à uma cirurgia deste porte, que vai contra tudo e contra todos, até mesmo contra as leis da natureza. enfim, acho que tá se tornando mais fácil olhar pra esses casos e tentar entender o por quê das coisas. pelo menos mais do que olhar para um adolescente fazendo birra e, nisso, tentar se perguntar "mas por que ele/a ficou assim? o que houve no passado?". Acho que muito dificilmente alguem ja se perguntou isso em uma situação dessas, por que afinal, adolescente é sempre um pé-no-saco, né? Mas eu realmente não sei, aliás, tou achando que vou ser muito mais incompreendido do que compreendido depois dessa postagem, mas é a vida. Bom, e coloquei esse título na postagem pq primeiro, é um reflexão (dã), e, segundo, para que possamos entender melhor os outros, devemos parar de ver nelas o reflexo do que NÓS somos, e sim devemos tentar quebrar o espelho que várias vezes colocamos na frente dos outros querendo ver nós neles. Devemos tentar ver ELES, eles de fato, neles, porque somente assim conseguiremos alcançar a compreensão no seu pleno (ou quase) sentido! Bom, eu estou tentando fazer isso aos poucos, convido você a fazer também. Creio que seja válido. Agora tou indo dormir, já passou de minha hora, um beijo a todos!
-
E não me entendam mal!! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário