terça-feira, 31 de maio de 2011

desavisado

"se conselho fosse bom não seria de graça" - verdade. poucas vezes ouvi uma coisa tão coerente com a nossa realidade e tão pouco sentimentalista e apelativa. o nosso processo de crescimento físico e psicológico não se dá por si só, se dá por uma série de coisas e pessoas que insistem em formar nosso futuro conosco e por nós. acho que um dia disseram que o ser humano é por natureza ruim, e decidiram acreditar. e acreditando nisto, aqueles já vividos, que pensam que as marcas duras de uma vida impiedosa lhes assegura o direito de negarem-se à sua natureza, também ruim, e coroá-los como conselheiros sábios prontos para nos nortear a respeito de que decisões e rumos tomar. pergunto-me: será que o caminhar da vida limpa as máculas da nossa, antes mesmo de nascermos, marcada vida por um selo irretirável de pecador? e ainda, pergunto-me se, realmente, um ser humano é mesmo tão ruim assim por natureza, se é tão perverso e incapaz de cometer e externar boas ações e atitudes como temos duvidado e não presenciado na atualidade. como todos, passei - e ainda passo - pelo processo de crescimento e formação de caráter e personalidade, o qual, penso eu, que não deverá cessar em pouco tempo. ao longo de minha década e uns quebrados de anos vividos, ouvi demais e devo ter falado o dobro. tenho que aprender a parar com isso. aconselharam-me a respeito de todas as coisas possíveis e imagináveis, desde não usar drogas ou ter filhos antes da hora à colocar as meias penduradas ao sol para evitar o surgimento de fungos. mas a respeito de algo não me falaram: não me falaram sobre enfrentar. pelo menos não da devida maneira. conversando com uma colega um dia desses, usei esta palavra e de repente parei para pensar a respeito dela. o por quê? não faço a menor idéia. mas percebi que enfrentar é nada mais, nada menos que o ato de ir em frente. e como é difícil ir em frente! afinal, por que ir em frente quando, ao olhar para lá, se vê uma vida absolutamente sem perspectivas? por que ir em frente quando tudo o que construímos ao longo de nossa vida parece ter sido destruído com um sopro, com uma palavra indevida, com um não da pessoa amada, com uma expectativa frustrada? por que ir em frente, digam-me, quando o mundo todo parece nos puxar para trás, para o fundo, para um canto de esquecimento? eu me pergunto isto todos os dias. ir em frente é difícil demais, é um esforço muito grande que se faz, muitas vezes para encontrarmos apenas o fim, não uma recompensa, somente o fim. é saber que, na maioria das ocasiões, estamos lutando contra a maré apenas para atravessar o rio e, quem sabe, morrer na praia. afinal, o que mais é a vida senão isto? uma travessia livre de justiça e piedade que nos objetiva a passar por ela, porém não nos avisa, não nos orienta sobre o lado de lá. ninguém me disse que agora era hora de tirar as amarras de meus pés e a máscara de medo que me cobre para, simplesmente, ir em frente. agora já é tarde, terei que fazê-lo sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário